A Não-Revolução

Nova Era: o que ela é e o que ela não é

É comum eu ver na internet a expressão “Nova Era” associada a uma série de besteiras, confusões, generalizações, e misturebas. Escrevo esse artigo tanto para desmistificar algumas concepções distorcidas, quanto para rir um pouco do preconceito alheio. Como a enrolação que fizeram foi excelente, tive que organizar por tópicos. Lá vai:

A Nova Era é um movimento organizado pelo Diabo

Pra começar, a Nova Era não é um movimento, não é organizada, e nem tem Diabo no meio. O conceito da nova era vem da Astrologia. Mais ou menos a cada 2000 anos, o Sol muda o signo no qual ele nasce durante o Equinócio da Primavera. Atualmente ele nasce no signo de Peixes, e de acordo com vários astrólogos, só passará a nascer no signo de Aquário por volta de 2600. Claro que não é um processo mecânico, mesmo estando alguns séculos antes dessa transição, já estamos “descendo a ladeira” da Era de Peixes. Nova Era é simplesmente isso, a transição da Era de Peixes para a Era de Aquário, e as conseqüências que isso trás para a humanidade.

A Nova Era combate o Cristianismo

Na verdade, o Cristianismo é que combate o bem-estar da humanidade. Não há uma intenção deliberada de acabar com ele, mas sim, um movimento de despertar, natural e espontâneo, que está fazendo as pessoas perceberem as lorotas contadas pelo Vaticano.

A Nova Era é a religião da Nova Ordem Mundial

Já começou a mistura. Nova Ordem Mundial é um assunto que merece um artigo só sobre ele, mas para constar, ele tem relação com a dominação tecnológica, econômica e espiritual das pessoas por parte de um governo único e secreto. Totalmente contrário com o espírito da Nova Era, que é de liberdade, conhecimento e poder para todos. Quem de fato trabalha, e sempre trabalhou para o domínio das massas é o Cristianismo. Basta estudar um pouco de História para perceber isso.

A Nova Era mistura o bem e o mal, unindo todas as religiões em sincretismo

Todas as religiões tem algo de útil a ensinar. Deus não foi patenteado por nenhuma delas, e vamos ser coerentes, se o mundo tem tanta diversidade cultural, porque Ele só mandaria um mensageiro? As religiões orientais mencionam a vinda de vários e vários avatares com mensagens diferentes, para atender às necessidades de diversos povos ao passar do tempo. E agora que podemos estudar seus ensinamentos sem ir para a fogueira, podemos achar várias semelhanças entre eles.

A Nova Era quer igualar os homens a Deus, como tentou Lúcifer

O homem sempre foi Deus, o Cristianismo é que tenta torná-lo menos digno, através do rótulo de “pecador”, e da necessidade artificial de “salvação”. Não existe pecado, nem a necessidade de salvar-se de nada, simples assim, e ninguém está fazendo nenhum esforço para ensinar isso às pessoas – elas estão descobrindo por si sós.

A Nova Era prega a adoração de Gnomos, fadas, ETs e anjos

Essa parte eu reconheço a dificuldade natural de entender. Com tanta esquisoterice por aí, eu mesmo não sei o que é o quê. Mas sei de uma coisa, que é clara e óbvia para qualquer místico, ocultista ou esoterista de qualquer religião (séria): Deus é um só, apesar de seus muitos intermediários.

A Nova Era prega o uso de estados alterados de consciência para enfeitiçar as pessoas

Estados alterados de consciência são usados indiscriminadamente por aí. Militares usam para doutrinar seus soldados, a televisão para estimular comportamentos e igrejas para arrebanhar fiéis. Posteriormente eu vou fazer um post só sobre isso. Em todo caso, é realmente necessário prestar atenção em grupos que trabalham com transe e meditação. Porque você acha que o dízimo só é cobrado depois de muita gritaria na igreja?

A Nova Era prega o relativismo moral

Essa foi a maior besteira que já li. Apesar de realmente existirem pessoas que usam o esoterismo como meio de fazer sacanagem, não se prega nenhum relativismo moral, mas sim, o espírito de liberdade e tolerância. O que está surgindo naturalmente é uma consciência adulta, que consegue transcender a visão maniqueísta de “isso é de Deus, aquilo é do Diabo”.

Agora que já falei tudo que ela não é, vou definir o que ela é: uma mudança de paradigma provocada pelo movimento dos astros no Cosmos. Essa mudança tem múltiplas facetas, mas de forma alguma é um movimento organizado, centralizado, ou intencional: simplesmente acontece, independente das pessoas que tentam desacreditá-la ou distorcê-la.

PS.: Amanda, não deu pra escrever pouco, esse ficou grande mesmo rssssssss

Anúncios

novembro 16, 2008 - Posted by | Astrologia, Nova Era, Ocultismo, Religião

7 Comentários »

  1. São bastante cético em relação a astrologia, embora consulte o horóscopo todos os dias para confirmar minha tese.

    Apesar de nossas diferenças, concordamos num ponto: o catolicismo é de fato uma religião anacrônica, fora de seu tempo, que não despertou ainda para as reais necessidades do nosso mundo.

    Comentário por Michell Niero | novembro 18, 2008 | Responder

  2. Bom, horóscopo de banca de jornal realmente não deve ser levado a sério. Porém eu pediria que você desse uma lida nesse meu outro post: http://antunes2121.blogspot.com/2008/10/astrologia-comprovada-pela-unb.htmlDesde já, obrigado!

    Comentário por Gabriel Antunes | novembro 18, 2008 | Responder

  3. Não se preocupe, um dia vc chega lá… hehehehehe
    Beijoooo

    Comentário por Amanda | novembro 21, 2008 | Responder

  4. Gostei…

    Sabe o q são os Aeons? ^^

    Comentário por thahy | novembro 22, 2008 | Responder

  5. Thahy, embora a palavra Aeon tenha um significado amplo, ela me lembra dos significados dos ensinamentos de Crowley. De acordo com ele, já saímos do Aeon de Osíris (Era do deus sacrificado), e estamos no Aeon de Hórus (A Nova Era), que começou, se não me engano, em 1904. Mas eu não entendo muita coisa do material dele, acho um simbolismo complexo… Deixei pra lá rss

    Comentário por Gabriel Antunes | novembro 23, 2008 | Responder

  6. Ao invés de usar Cristianismo, conveniente seria utilizar “movimento de instituições ditas cristas”.

    Comentário por Remy | janeiro 15, 2009 | Responder

  7. Porque?

    Comentário por Gabriel Antunes | janeiro 20, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: