A Não-Revolução

Encontro com Milton Santos

Quem fez ou faz vestibular sabe que qualquer pergunta sobre Globalização é pra ser respondida com “foi feita de forma desigual, excluindo os mais pobres”, ou algo parecido. Agora, que tal aprender um pouco mais sobre esse assunto com um dos autores que contribuiu para criá-lo? Algo além da sala de aula, além de uma definição dada às pressas apenas para que o aluno marque um X no lugar certo?

A partir de uma entrevista com o geógrafo Milton Santos, em 2001, (última audiovisual concedida por ele, que veio a falecer no mesmo ano), foi gravado esse documentário, também chamado O Mundo Global visto do lado de cá, que discute a maneira como o processo globalizante se realizou de forma imposta, enganadora e opressiva.

Sem querer estragar a graça dos que pretender assistir ao filme, ele se compõe de 3 partes:

O mundo como ele é, em que se discute o chamado Globaritarismo, desde seu início histórico até a cartilha neo-liberal, passando por vários problemas e revoltas em diversas partes do globo (que aliás, não apareceram na sua televisão).

O mundo como nos tentam fazer acreditar que é, que fala de algumas mentiras contadas pela mídia.

E o mundo como ele poderia ser, que trata de meios pelos quais o povo pode superar a realidade aviltante em que se encontra, e participar da sociedade de maneira ativa e efetiva.

Além disso, conta também com as participações de Eduardo Galeano (jornalista e escritor uruguaio, autor de As veias abertas da América Latina) e de José Saramago (escritor português, prêmio Nobel de literatura).

Sobre Milton Santos:


Nascido em Brotas de Macaúbas, na Bahia, em 1926, graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e Doutor pela Universidade de Strausbourg (França), ganhou, além de títulos de Doutor Honoris Causa de 12 instituições, o prêmio Vautrin Lud, considerado o maior prêmio da Geografia. Publicou 44 livros e 231 artigos, é referência em Geopolítica no Brasil e no Mundo.

Anúncios

outubro 13, 2008 - Posted by | Documentários, Política/Economia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: